RECICLAGEM

Diageo amplia programa Glass is Good

17/08/2018
Idealizado pela indústria de bebidas alcoólicas premium Diageo, o programa Glass is Good funciona há oito anos e já chegou a reciclar mais de 21 mil toneladas de vidro, o equivalente a mais de 43 milhões de garrafas de 1l de vodka. O programa atua nas cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, Campinas, Ribeirão Preto, Recife, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Apenas no último ano fiscal da empresa (jul/17 a jun/18), foram coletadas seis mil toneladas de vidro, o equivalente a 12 milhões de garrafas de vodka.
 
Em 2018 o programa será ampliado na região Centro-Oeste. O programa estabeleceu parceria com uma rede de cooperativas de Brasília e duas delas fornecem vidro para o projeto. No primeiro mês de atividades, foram coletadas mais de 70 toneladas de vidro, com a participação de cerca de 80 cooperados.
 
“Em muitas praças o vidro ainda é tratado como rejeito, isto é, um material que não pode ser recuperado. No entanto, o vidro pode ser reciclado infinitamente. A Diageo enxergou na região um grande potencial para a coleta e reciclagem de vidro, por isso aportamos o projeto que combina benefícios ambientais, evitando o descarte indevido das garrafas de vidro, e sociais, ao oferecer a oportunidade de geração de renda aos cooperados de Brasília”, afirma Daniela De Fiori, diretora de relações corporativas da Diageo PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil).
 
O Glass is Good ganhará uma linha para trituração e a construção de uma central de beneficiamento de vidro (compactação dos cacos de vidro coletados para maior eficácia de logística) na Cooperativa Reciclando a Vida, além de maquinários e treinamentos de segurança. Ao todo, dez pontos de coleta de materiais recicláveis serão instalados no setor de bares e restaurantes da capital federal. Enquanto estas etapas estão em fase de estudo e implementação, os cacos de vidro coletados são transportados para São Paulo, diretamente para a fábrica da Owens Illinois. 
 
O Glass is Good é uma iniciativa pioneira que contribui para a destinação adequada do vidro e reúne os principais fabricantes de bebidas alcoólicas no mundo: Diageo, Heineken, Pernod Ricard e Cia Müller, além da fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois - cobrindo todo o ciclo do vidro. O programa tem ainda a participação de 180 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, baladas, condomínios e empresas de eventos, onde o vidro é separado e coletado pelas cooperativas de reciclagem.