VEÍCULOS ELÉTRICOS

E-buses podem evitar 1.000 t de CO2 ao ano

20/07/2016

A ABB recebeu pedidos de mais de US$ 16 milhões da Transports Publics Genevois (TPG), a operadora de transporte público de Genebra, e da fabricante suíça de ônibus HESS, com intuito de fornecer carga rápida e tecnologia embarcada em veículos elétricos para 12 ônibus totalmente elétricos (e-buses), modelo TOSA (Trolleybus Optimisation Système Alimentation).

Os ônibus elétricos vão ligar o aeroporto ao subúrbio de Genebra pela linha 23 e são comparados aos já existentes ônibus a Diesel. Os e-buses podem evitar a emissão de até 1.000 toneladas de dióxido de carbono ao ano. A ABB irá entregar e colocar em operação 13 estações de carga rápida ao longo da rota dos ônibus urbanos, bem como três terminais e quatro estações de carga em garagens.

As baterias dos ônibus podem ser carregadas em 15 segundos com uma carga de 600 quilowatts durante a parada. Uma carga adicional de 4 a 5 minutos no ponto final permite a recarga total das baterias. “Estamos orgulhosos dessa tecnologia de ponta para apoiar a visão da Genebra de um transporte urbano de massa silencioso e com zero emissões para a cidade. Ela proporciona um modelo para o futuro transporte urbano e reforça nossa visão de mobilidade sustentável para um mundo melhor”, disse Cláudio Facchin, Presidente da divisão Power Grids da ABB.

Como parte de um contrato separado junto à HESS, a ABB fornecerá 12 soluções de sistemas de transmissão flexível para os ônibus, incluindo conversores de tração e auxiliares integrados, unidades de baterias montadas no teto e sistemas de transferência de energia (ETS), bem como motores de tração do tipo ímã permanente. Ambos os contratos incluem acordos de manutenção corretiva e preventiva de cinco anos para garantir confiabilidade operacional, eficiência e segurança. "O uso do TOSA na Linha 23 é o resultado da colaboração entre os parceiros dos setores público e privado que investiram nessa visão. Este projeto inovador abre as portas para o futuro da mobilidade ao proporcionar uma solução de transporte de massas sustentável e amiga do ambiente para o bem-estar da comunidade," disse Luc Barthassat, Conselheiro Estadual de Genebra para Transporte e Meio Ambiente.