RESÍDUOS

Edukatu premia escola por projeto de gestão

08/06/2018
O Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente, anunciou o resultado do desafio “Turma que Recicla”, iniciativa desenvolvida em parceria com a Braskem. O projeto visa estimular escolhas para trabalhar com o conceito de Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar (os 4Rs) por meio de projetos que abordem a geração e o descarte de resíduos. 
 
A edição 2018 teve a participação direta de mais de 200 professores e 3.600 alunos que, juntos, envolveram mais 9.100 pessoas em suas comunidades escolares. A vencedora foi a professora Fernanda Silvério Raimundo, da E.M.E.B. Marcos Rogério da Rosa, de São Bernardo do Campo (SP), que realizou o projeto “Sustentabilidade no Mundo – Consumo Consciente”. Como reconhecimento, a professora ganhou uma viagem para conhecer o Parque Inhotim, em Brumadinho (MG). A escola receberá a realização de uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar. O projeto teve como principal proposta repensar a relação do ser humano com o ambiente com atividades como a feira de trocas de brinquedos, a experimentação de receitas de uso integral de alimentos e a conscientização da separação dos resíduos para toda a escola.
 
Outro destaque foram as histórias em quadrinhos sobre os 4Rs – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, criadas pelos estudantes em uma das atividades do percurso. Ainda segundo Fernanda, foi possível envolver os alunos também com a realização de uma passeata e uma cerimônia na qual receberam certificados de agentes sustentáveis. Segundo o Edukatu, hoje mais de 40% dos resíduos coletados seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. Além disso, já se estimou que esse descarte pode desperdiçar o equivalente a R$ 8 bilhões, por ano, de materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia.