ENERGIA RENOVÁVEL

Empresa quer usar 100% até 2025

03/10/2018
O grupo de panificação Bimbo pretende utilizar 100% de energia elétrica renovável em todo o mundo até 2025. A empresa é a primeira latino-americana a participar do RE100, uma iniciativa colaborativa global do The Climate Group, juntamente com o CDP. O RE100 reúne as empresas mais influentes do mundo que se comprometem com o uso de energia elétrica a partir de fontes 100% renováveis.
 
O anúncio foi feito durante a The Climate Week, realizada em Nova York, onde o Grupo Bimbo se comprometeu a fornecer energia limpa nos 32 países onde opera por meio de soluções energéticas, como o Power Purchase Agreements (PPA), a compra de certificados de energia, investimento em geração distribuída (no local), e comprando energia limpa diretamente, entre outros. “Nosso compromisso de converter nossa operação em 100% de energia renovável é um grande passo em direção ao nosso propósito de construir uma empresa sustentável, altamente produtiva e plenamente humana. Com operações em 32 países, este é um desafio que assumimos com a convicção e responsabilidade de contribuir para um planeta melhor para as gerações presentes e futuras” disse Daniel Servitje, presidente e CEO do Grupo Bimbo. 
 
A iniciativa faz parte da estratégia de energias renováveis do grupo iniciada em 2012 com a inauguração do parque eólico Piedra Larga. O Parque Eólico fornece energia limpa para as fábricas da Bimbo e para alguns centros de trabalho em todo o México. Em 2018, a Bimbo lançou a ‘Bimbo Solar’ no país, onde os sistemas utilizam painéis solares nos telhados. Em abril deste ano, a empresa anunciou que, até 2019, terá 75% de fontes renováveis de energia em todo o mundo, após assinar um acordo para um parque eólico de 100 MW, que tornará a operação nos Estados Unidos 100% renovável, alcançando uma redução global total de 440 mil toneladas de CO2 por ano. Essas iniciativas se somam a outras já em vigor em países como Colômbia e Espanha.
 
A estratégia de sustentabilidade do Grupo Bimbo concentra seus esforços em quatro linhas de ação relacionadas à proteção ambiental: reduzir a pegada de carbono; reduzir a pegada hídrica; gestão de resíduos; e capital natural. Maiores informações sobre as ações de sustentabilidade da Bimbo podem ser conferidas no site https://www.grupobimbo.com/pt/sustentabilidade.