18/05/2015 CONCURSOS

Equipe brasileira na final do Fly your Ideas

No dia 27 de maio uma equipe de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) disputará, em Hamburgo (Alemanha), o prêmio de 30 mil euros na final do Fly Your Ideas. A competição bienal, organizada pela Airbus em parceria com a UNESCO desafia alunos a inovarem no segmento da aviação. O concurso recebeu mais de 500 projetos de todo o mundo.

A equipe Retrolley da USP propõe a diminuição do lixo produzido durante o voo, além de reduzir o tempo de coleta e separação dos materiais após a viagem, otimizando o tempo de operação das companhias aéreas, especialmente em voos de curta duração. O time brasileiro criou um carrinho para separar o lixo e recicla-lo, minimizando o volume de metal, papel e plástico, e coletando fluídos residuais. Com isso, o peso do equipamento da cozinha pode ser reduzido em até 30 kg, diminuindo o consumo de combustível e oferecendo mais espaço para lanches e bebidas nos voos. Respondendo questões fundamentais da aviação, as ideias foram relacionadas aos desafios propostos pela Airbus, com o intuito de desenvolver soluções sustentáveis no futuro, quando as pessoas, o crescimento e a eficiência serão o foco da indústria da aviação.

As cinco equipes finalistas são do Brasil, China, Japão, Holanda e Reino Unido e apresentarão seus projetos a especialistas da Airbus. O Brasil disputará a final da competição pela segunda vez consecutiva. Em 2013, A equipe Levar da USP foi a grande vencedora da Fly Your Ideas. Ela considerou a sustentabilidade das pessoas que trabalham no setor e propôs um sistema de carregamento e descarga de bagagens para compartimentos de carga em aeronaves para reduzir a carga de trabalho dos funcionários que lidam com malas nos aeroportos, com uma solução de estofamento a ar inspirada por mesas de hóquei.

Veja também