GERAÇÃO DE ENERGIA

Estacionamento solar gera 50 MwH em um ano

01/02/2016

50 MwH. Este foi o montante de energia gerado, em um ano, por um sistema de geração fotovoltaica instalado em um estacionamento na cidade de Niterói (RJ). É um volume suficiente para abastecer simultaneamente 25 casas com consumo médio de 200 kWh/mês.

De acordo com a empresa que instalou o sistema, a ENEL, a geração solar evitou a emissão de 6,2 toneladas de CO2 na atmosfera. Além disso, representou, até agora, uma economia de 60 milhões de litros de água que seriam utilizados caso a geração fosse por hidrelétricas.

O estacionamento solar foi projetado pela Prátil, empresa de serviços da ENEL, do qual também faz parte a distribuidora de energia Ampla. Ele é um dos maiores do Brasil em geração distribuída, modalidade que permite a geração de energia para consumo próprio e o compartilhamento do excedente gerado com o sistema elétrico, de acordo com a Resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  

O estacionamento é formado por 175 painéis solares instalados em uma área de 260 m², que comporta 20 carros. A energia gerada pelas placas abastece o próprio prédio da companhia.