14/12/2017 MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Eventos extremos têm cada vez mais impacto

A análise da Unidade de Inteligência Energética e Climática (ECIU) mostrou que as mudanças climáticas estão cada vez mais ligadas a eventos extremos em todo o mundo. Desde a conclusão da cúpula do clima da ONU em Paris, em 12 de dezembro de 2015, cientistas publicaram pelo menos 59 artigos sobre a atribuição de eventos climáticos específicos às mudanças climáticas. Deste, pelo menos 41 concluem que as mudanças climáticas aumentaram os riscos de um determinado tipo de evento extremo.

Os eventos meteorológicos estudados abrangem episódios de calor extremo, seca, inundações e ondas de incêndios, e dizem respeito a todos os continentes, exceto a Antártida. São 32 eventos individuais recentes para os quais os riscos aumentaram devido a mudanças climáticas, com outros focando na tendência de longo prazo de riscos crescentes.

O relatório deduziu que, neste pequeno conjunto de eventos, as mudanças climáticas causaram cerca de 4.000 mortes e cerca de US$ 8 bilhões em danos econômicos. Mas o relatório adverte que esses números não podem ser tratados como o "custo das mudanças climáticas". Richard Black, diretor da ECIU e autor do relatório, disse que a compreensão das conexões entre mudanças climáticas e eventos climáticos extremos está evoluindo rapidamente. "Apenas alguns anos atrás, era difícil dizer mais sobre qualquer tempestade, seca ou onda de calor além de que era ‘consistente com o que a ciência prevê’. Cada vez mais, os cientistas podem olhar muito especificamente para um sinal de mudança climática em eventos extremos, e fazê-lo muito rapidamente. Este relatório mostra que cada vez mais, estão descobrindo que os eventos específicos são mais prováveis ou mais prejudiciais pelas mudanças climáticas".

O relatório foi lançado na semana em que líderes mundiais se reúnem novamente em Paris para uma cúpula climática convocada pelo presidente francês Emmanuel Macron, focada na economia da mudança climática.

Veja também

25/05/2018
EFEITO ESTUFA | Fapesp ajuda Shell a reduzir GEEs
02/03/2018
DESASTRES NATURAIS | Sistema de alarmes inclui Norte e Nordeste
22/02/2018
QUALIDADE DE VIDA | Países Baixos têm maior equilíbrio
19/01/2018
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Maior agilidade no combate às emissões
15/01/2018
EFEITO ESTUFA | Unidade de abatimento de gases faz dez anos
16/11/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Parceria Global irá ajudar 400 milhões até 2020
09/11/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Ferramenta ajuda a acompanhar avanços
07/06/2017
ACORDO DE PARIS | Apesar de Trump, americanos aderem às metas