LIVROS

Expedição gera fotolivro sobre Abrolhos

08/11/2016

A equipe de exploração Miramundos documentou toda a região de Abrolhos, o oceano e a costa brasileira em catorze cidades em uma área total de 95 mil km2. A expedição gerou o fotolivro “Abrolhos: Terra e Mar”, que será lançado em novembro pela editora Bambalaio. A edição bilíngue, com 200 páginas, tem curadoria de Jaime Portas Vilaseca e traz fotos de Rafael Duarte - que também assina os textos - Flavio Forner e Enrico Marcovaldi.

“A região é prioritária para as atividades da CI-Brasil, pois conseguimos aliar proteção da biodiversidade marinha e terrestre. Além do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, trabalhamos também com três Parques Nacionais (Pau Brasil, Monte Pascoal e Descobrimento) e duas RPPNs, a Rio do Brasil e a Estação Veracel (Reservas Particulares do Patrimônio Natural)” explica Rodrigo Medeiros, Vice-Presidente da Conservação Internacional. A equipe contou com consultoria e orientação técnicas da Conservação Internacional – que atua em Abrolhos há 20 anos -, e percorreu toda a região, incluindo os 300km de costa, que reserva recantos e parques naturais ainda pouco conhecidos no Brasil.

A expedição incluiu a chamada “Região dos Abrolhos”, que fica na costa de 300 km da região que começa na foz do rio Doce, em Regência (ES), a Canavieiras (BA), perto de onde desemboca o rio Jequitinhonha. O objetivo foi registrar os principais patrimônios naturais, históricos e culturais do território. Foram 4.650 km de carro, 500 km de barco, 200 km de bike, 150 km de caminhada, 40 km remando pelos rios da região e mais de 14 cidades visitadas.

O livro pretende mostrar toda a região dos Abrolhos, que vai muito além do seu Parque Marinho Natural. O fotolivro tem patrocínio de Furnas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além da consultoria e orientação técnicas da CI-Brasil, a publicação também contou com apoio de marcas brasileiras e internacionais tais como Thule, GoPro, The North Face, SPOT, Cannondale, Bodytech, Movida, Special Adventure, Sobrebarba e Horizonte Aberto.