SUSTENTABILIDADE

Fapesp oferece vagas para pós-doutorado

14/01/2019

Um projeto de pesquisa em transformações para sustentabilidade foi selecionado em chamada de propostas realizada pela Fapesp e Belmont Forum, que dispõe de duas vagas para pós-doutoramento com bolsa da Fundação. As inscrições estão abertas até 20 de janeiro de 2019.

Os selecionados participarão de estudos interdisciplinares de dados urbanos no contexto do projeto internacional “Dados à prova d’água – engajando stakeholders na governança sustentável de riscos de inundação para resiliência urbana”, que tem apoio das duas instituições, do Economic and Social Research Council (Reino Unido) e do Federal Ministry of Education and Research (Alemanha).

O projeto investiga a governança de riscos de inundação, com foco nos aspectos sociais e culturais das práticas de dados. O objetivo é desenvolver métodos de pesquisa em relação a práticas de dados relacionados a inundações, em diferentes contextos e escalas. Os pesquisadores irão rastrear e mapear os dados em centros especializados, gerar novos tipos de dados no nível local e incentivar a criação de interfaces multimodais com sensores para coleta de dados e comunicação. Também está prevista a integração de dados gerados por cidadãos usando técnicas geocomputacionais.

Os pesquisadores contratados irão atuar próximo àqueles do consórcio internacional do projeto, sob supervisão da professora Maria Alexandra Cunha, no Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Eles vão compor uma equipe de quatro pesquisadores contratados exclusivamente para o projeto.

Os candidatos devem ter completado há menos de sete anos doutorado em Ciências Sociais, Administração, Geografia, Ciências Ambientais ou áreas correlatas, além de possuir experiência com métodos de pesquisa qualitativa em ciências sociais; estudos urbanos e pesquisa em resiliência urbana; métodos etnográficos, de observação participante; de pesquisa-ação; debate em torno de big data e sociedade, estudos sociais de dados; em projetos com equipe formada por múltiplos parceiros internacionais; atividades educacionais e/ou de engajamento de comunidades; e familiaridade com sistemas geoespaciais.

Os interessados devem encaminhar curriculum vitae resumido, carta de apresentação e amostra de duas publicações, todos em inglês, para alexandra.cunha@fgv.br com cópia para ceapg@fgv.br.