EVENTOS

Fenasan 2015 debate crise hídrica e soluções alternativas

30/07/2015
A Associação de Engenheiros da Sabesp (AESabesp) promove entre os dias 04 e 06 de agosto a Feira Nacional de Saneamento Ambiental – Fenasan 2015 - e o seu 26º Congresso Técnico AESabesp, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. Nesta edição, a Feira terá como tema central: “A crise da água e suas consequências no sec. XXI”. 
 
Com entrada gratuita, a Fenasan espera receber em torno de 20 mil pessoas e contará com 250 expositores, entre empresas nacionais e estrangeiras. O público da feira é geralmente composto por técnicos, acadêmicos, universitários, gestores, empresários e membros da comunidade científica de todo os estados brasileiros e de alguns países. Na edição 2014, a Fenasan teve a participação de expositores e visitantes da Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
 
O espaço “Fórum de Tecnologia” é estruturado para difundir as tecnologias em uso, as inovações tecnológicas e todas as ações conectadas com o saneamento ambiental, principalmente em relação ao tratamento de água e de efluentes. No Congresso estão previstas a apresentação em salas de 110 palestras técnicas e as respectivas Mesas Redondas e a Conferência de Abertura.
 
No dia 04 de agosto, o Congresso abordará "A crise da água e suas consequências no século XXI” (Conferência de Abertura); no segundo dia serão debatidos temas como “Mudanças climáticas e planejamento de sistemas de saneamento”, “Dessalinização como alternativa para abastecimento”, “Universalização do saneamento e mobilização social em comunidades de baixa renda” e “Água e energia - o desafio da sustentabilidade”. No último dia de Congresso, o destaque foca para “Impactos dos eventos climáticos nos recursos hídricos para o desenvolvimento econômico”, “Água de reuso para fins potáveis e recarga de aquíferos e mananciais”, “Importância da gestão de projetos nos resultados dos empreendimentos”, “Melhoras nas estações de tratamento de água e esgoto como ferramenta para enfrentamento do estresse hídrico”. 
 
A partir de 16:30 horas ocorrerá a cerimônia de encerramento do Congresso, com a entrega do troféu AESabesp, nas categorias Melhor Estande, Melhor Atendimento Técnico,  Inovação Tecnológica, Destaque Encontro Técnico e Destaque Fenasan 2015, além da premiação "Jovem Profissional", que contempla um técnico com até de 30 anos de idade, com uma bolsa de estudo. Entre os cursos programados para acontecer durante o Congresso, estão “Introdução às execuções de obras de redes de águas e esgotos por Método Não Destrutivo (MND)” - 04 de agosto de 2015 das 9h00 às 18h00 ; “Reúso de Água” - 05 de agosto de 2015 das 9h00 às 18h00 ; "Cases" de combate às perdas: erros e acertos” - 06 de agosto de 2015 das 9h00 às 18h00 e uma visita técnica ao Projeto Aquapolo, localizado na Estação de Tratamento de Esgotos do ABC, da Sabesp localizada na divisa de São Paulo e São Caetano do Sul (ETE ABC).
 
Entre os serviços disponíveis na Fenasan e Congresso da AESabesp estão o transporte gratuito - os visitantes e congressistas poderão utilizar as Vans oferecidas pela AESabesp, que serão colocadas na Estação Tietê do Metrô e na Unidade Sabesp Ponte Pequena ; Balcão de informação trilingue na entrada da Feira: com recepcionistas que falam português, inglês e espanhol e Wi-Fi (gratuito). Estacionamento, restaurante e Food Truck são cobrados. Maiores informações podem ser obtidas no site da Feira, www.fenasan.com.br.