RECICLAGEM

Fernando de Noronha ganha Papa Cartão

13/04/2016

O Aeroporto de Fernando de Noronha recebe, no próximo dia 19 de abril, um Papa Cartão®, coletor de cartões de plástico, para que esses produtos sejam destinados à reciclagem. A iniciativa é uma parceria entre a fabricante de cartão e recicladora RS de Paula e a Administração do Distrito de Fernando de Noronha e é realizada com o apoio do Instituto do PVC e Plastivida.

O objetivo da ação é informar a moradores e turistas do Arquipélago que os plásticos são 100% recicláveis e que o consumo responsável e descarte adequado contribuem para a preservação do ambiente.

O Papa Cartão® pode receber qualquer tipo de cartão (Cartões de débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único), inclusive com chips e tarjas magnéticas. Na máquina os cartões serão triturados e transformados em novos produtos, tais como porta copos, placas de sinalização, caixas, marcadores de páginas, cartões de visitas, entre outros. Renato Soares de Paula, criador do Papa Cartão®, garante a segurança no processo: “como a frente da máquina é feita com plástico transparente, é possível visualizar o cabeçote destruindo o cartão em pontos estratégicos, mesmo aqueles com chip”, afirma.

As iniciativas sustentáveis vêm crescendo em Fernando de Noronha. A Econoronha, por exemplo, adquiriu cartões feitos de plásticos reciclados para servirem de ingresso ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Uma das possibilidades que a RS de Paula vislumbra é a reciclagem também desses cartões de acesso, aumentando ainda mais a vida útil dos plásticos e contribuindo para a preservação de meio ambiente e a sustentabilidade do Arquipélago.