MEMBRANAS

GE cria Centro de inspeção em Cotia

10/11/2015

A GE anunciou a criação de um Centro especializado na autópsia e inspeção de membranas (ultrafiltração, MBR, nanofiltração e osmose reversa) no município de Cotia, região da Grande São Paulo. A unidade irá abrigar cerca de dez profissionais que irão trabalhar a inspeção dos equipamentos.

O objetivo é identificar, de modo rápido e preciso, problemas que impedem o funcionamento adequado de membranas instaladas em diversos segmentos de estações de tratamento de água e efluente, estejam elas equipadas com tecnologia GE ou de outras empresas. O Centro será o primeiro no País operado por um fabricante de membranas, o que duplicará a capacidade de atendimento a todo o mercado, até então atendido somente por uma instituição de ensino superior. “A operação local de um Centro de inspeção de membranas nos permite chegar a diagnósticos precisos, podendo direcionar nossos clientes a tomadas de decisão mais assertivas e alinhadas aos seus desafios operacionais”, acrescenta Marcus Simionato, Gerente de vendas da GE Water & Process Technologies para a América Latina.

O Centro não realizará o transporte de membranas para outras regiões do mundo, o que demandaria maiores custos relacionados a transporte e logística, além de necessitar de tempo para retirada, inspeção e envio de relatório aos clientes. A GE prevê que a oferta do serviço loval reduza em até 3 vezes os valores gastos para envio dos produtos para inspeção e, na mesma proporção, o tempo necessário para inspeção.

Operação mais confiável

Segundo Simionato, o novo serviço também auxiliará as empresas brasileiras a atingirem uma operação com grau de confiabilidade acima da média, além de possibilitar intervenções planejadas e direcionadas à resolução de problemas específicos. “Com o cenário de escassez, a legislação brasileira está mudando a fim de priorizar o abastecimento de água para consumo humano. Isso tem limitado o acesso das indústrias à água disponível em fontes naturais e criado uma pressão por produtos e serviços que garantam maior produtividade, eficiência e previsibilidade”, explica Simionato. “Em outras palavras, ser preciso ao diagnosticar problemas na operação do cliente é fundamental para evitar paradas inesperadas e reduzir custos associados à manutenção de equipamentos, aumentar a vida útil das membranas instaladas e garantir o máximo de eficiência à operação do cliente”, complementa.

O Centro de inspeção de membranas da GE atenderá a empresas de todo o Brasil e de todos os segmentos industriais e municipais. A estrutura ficará alocada no laboratório do Centro de Tecnologia da América Latina da empresa em Cotia, onde desde 2012 são realizadas análises e simulações de tecnologias aplicadas ao setor de petróleo e gás e sucroalcooleiro e onde são desenvolvidas pesquisas e monitoramentos físico-químicos e microbiológicos para o tratamento de águas. O primeiro Centro da GE deste tipo opera em Cingapura, para onde as membranas inspecionadas pela empresa eram direcionadas antes da criação do centro brasileiro.