DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

GEO debate SDGs na Rússia

18/11/2016

Na 13ª. Reunião Plenária do GEO realizada nos dias 9 e 10 de novembro, em São Petersburgo, na Rússia, representantes dos 103 governos membros do GEO e 106 Organizações participantes se reuniram para lançar um novo olhar para o Sistema Global de Observação da Terra (GEOSS). Os participantes também abordaram a melhor forma de avançar as iniciativas do GEO vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) e, pela primeira vez, se envolver com o setor comercial através de uma sessão plenária. "Os dados abertos não só maximizam o dinheiro dos contribuintes na infraestrutura governamental, como também promovem o crescimento econômico, a educação e a capacitação", disse Barbara Ryan, diretora da Secretaria do GEO. "O GEO reúne todos os lados das negociações para que os dados sejam ampla e abertamente disponíveis, livres para o usuário e possam ser usados para criar produtos e serviços de valor agregado para beneficiar a sociedade".

A reunião plenária foi realizada pela primeira vez na Região da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Os novos governos anunciados no Plenário foram Uruguai, Emirados Árabes Unidos e Mongólia. Entre as novas Organizações Participantes aprovadas em 2016 estão a Associação Europeia de Empresas de Sensoriamento Remoto (EARSC); A Equipe Humanitária OpenStreetMap (HOT); O Sistema Integrado de Observação do Carbono (ICOS); O Observatório do Saara e do Sahel (OSS); e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Plenário abriu com uma mensagem da Estação Espacial Internacional. Na mensagem de vídeo gravada, os cosmonautas observaram que é fácil entender a natureza interconectada do planeta. As tecnologias espaciais ajudam a compreender os complicados processos e problemas da Terra. A humanidade está enfrentando desafios globais hoje, e a cooperação internacional desempenha um papel crucial no enfrentamento dessas questões. O trabalho do GEO torna as observações da Terra mais disponíveis e significativas, em benefício da humanidade.