18/05/2015 ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Governança de Água Subterrânea – Uma Diretriz Global

O projeto Governança em Água Subterrânea, desenvolvido entre 2011 e 2015, é um projeto conjunto financiado pelo GEF (Global Environment Facility), implementado pela FAO (Food and Agriculture Organization das Nações Unidas (FAO-UNESCO), conjuntamente com o Programa Internacional de Hidrologia da UNESCO (UNESCO-IHP), a Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH) e o Banco Mundial.

O Brasil foi representado por várias entidades, como a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), por exemplo. Gustavo Alves da Silva, sócio da HIDROPLAN, empresa participante do Mecanismo de Consulta Permanente do projeto, afirma que o projeto extremamente oportuno para o aumento da conscientização da importância dos recursos hídricos subterrâneos para as muitas regiões do globo.

Três documentos resultantes desse esforço encontram-se disponíveis e são de leitura obrigatória para todos aqueles que pretendem trabalhar pelo uso sustentável dos recursos hídricos, com foco em água subterrânea: “Shared Global Vision for 2030”, “Global Framework for Action” e “Global Diagnostic”. Estes documentos foram apresentados no 7º Fórum Mundial da Água, que aconteceu em abril de 2015, em Daegu, na Coréia. 

Veja também