Hydro assina Pacto pelo Clima em Paragominas

04/06/2023
Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Paragominas, o projeto Paragoclima tem como meta zerar as emissões de Gás de Efeito Estufa (GEE)até 2030

No dia 25 de maio, A Hydro assinou o Pacto pelo Clima, parte integrante do projeto Paragoclima, que consiste em uma série de ações para que o município alcance, em curto prazo, a neutralidade na emissão de carbono. Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Paragominas, o projeto Paragoclima, criado pelo decreto municipal nº 22/2023, tem como meta reduzir as emissões de Gás de Efeito Estufa (GEE) a zero até 2030, em uma construção conjunta com lideranças e atores sociais, instituições públicas e privadas, que estejam à disposição para criar políticas públicas de mudanças climáticas.

Atualmente, o projeto Paragoclima tem estrutura de governança composta por cinco grupos de trabalho (GTs), com o objetivo de construir políticas públicas em parceria e adesão de toda a sociedade local. “Temos o propósito de criar uma sociedade mais viável desenvolvendo recursos naturais em produtos e soluções de forma inovadora e eficiente. Investimos permanentemente em P&D de projetos com foco na descarbonização. Seguiremos firme neste propósito, em parceria com instituições de pesquisa, entidades de classe e todas as esferas governamentais, em prol do desenvolvimento territorial sustentável das regiões onde operamos”, afirma Anderson Baranov, vice-presidente sênior de Relações Externas da Hydro na América do Sul.

Em âmbito global, a Hydro visa diminuir as emissões de carbono em 30% até 2030 e meta de zero emissões em todas as linhas até 2050 para contribuir .com uma criação de uma sociedade justa e uma economia circular, produzindo e fornecendo produtos de forma responsável, oferecendo alumínio sem emissão de carbono, investindo em soluções circulares e gerando mais energia renovável. Em 16 anos de operação, a Hydro Paragominas informa que contabiliza resultados relevantes nos campos da sustentabilidade e da inovação, como o investimento em pesquisa meteorológica e climatológica para aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos da mina de bauxita. O estudo integra um convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem o objetivo de tornar ainda mais eficiente o reaproveitamento de água da chuva na unidade. Ainda em parceria com a UFPA, a companhia iniciou estudos sobre o uso de placas solares na mina para reduzir a evaporação da água dos reservatórios da planta, além de oferecer uma nova fonte de energia capaz de atender parte do consumo próprio da mina. O investimento inicial no projeto é de cerca de R$ 1 milhão.

Já a metodologia pioneira “Tailing Dry Backfill” na mineração de bauxita no Brasil permite que os rejeitos inertes de bauxita sejam devolvidos às áreas já abertas e mineradas, ao invés de serem depositados em áreas separadas e permanentes de armazenamento. Assim, proporciona significativa redução da pegada ambiental da mineração de bauxita e mais segurança operacional. Na área ambiental, a Hydro já reflorestou mais de 2.905 hectares em Paragominas, na região da mina de bauxita. Só em 2022, a empresa atuou na reabilitação de cerca de 259 hectares, um crescimento de 55% em relação ao ano anterior.

Em 2022, a Hydro também plantou 75.449 mudas de 131 espécies de 39 famílias adaptáveis à realidade da região, a exemplo do ipê amarelo, maçaranduba, jatobá, copaíba, ingá-de-macaco, sucuuba, paricá, fava bolota, entre outros. As ações contribuem para reforçar a meta da reabilitação de 1:1 que a Hydro possui. Ou seja, para cada hectare minerado, este mesmo hectare é reflorestado, em até dois anos após a lavra.