MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ICLEI realiza II Jornada em Fortaleza

24/02/2016

Associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, o ICLEI promove, nos dias 24 e 25 de fevereiro, a II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza, cidade que recebe o encontro. Trata-se do primeiro evento nacional sobre o tema depois da COP21.

A II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas tem como meta, a partir do acordo firmado em Paris, buscar meios para aprofundar as discussões sobre o papel das cidades no enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil, boas práticas, iniciativas e ferramentas regionais disponíveis para as cidades brasileiras e o caminho a ser trilhado para que as variáveis climáticas sejam incorporadas ao desenvolvimento urbano no país com ambição e escala. “O Acordo de Paris instaurou um novo marco institucional para o enfrentamento das mudanças climáticas no qual governos municipais e estaduais são reconhecidos como atores essenciais para implementação de ações transformadoras no ambiente urbano”, lembra Pedro Roberto Jacobi, Presidente do Secretariado para América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

No evento acontecerá a final do projeto Urban LEDS, um programa de quatro anos financiado pela União Europeia e desenvolvido pelo ICLEI e ONU Habitat e em 37 cidades do Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul para demonstrar estratégias de desenvolvimento urbano inclusivo de baixa emissão de carbono em condições de crescimento e transição acelerados. A Embaixada Britânica, por meio dos recursos do Prosperity Fund, também apoia a realização do evento.

A II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas contará, entre palestrantes, debatedores e plateia, com a participação de prefeitos do Brasil, além de representantes de Governos Estaduais, do Governo Federal e de cidades de outros países da América do Sul. Também estão previstos representantes de instituições ligadas ao tema, como ABEMA, AFD, ANAMMA, Avina, BID, CB27, CAF, Future Cities Catapult, CDP, CEBDS, FONARI, , FNP, Fundação Grupo Boticário, Fundação Konrad Adenauer, GIZ, ITDP, LEDS LAC, MercoCiudades, ONU Habitat, SASA, SOS Mata Atlântica, WRI, WWF, entre outras. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará e as inscrições podem ser feitas pelo site http://iclei.org.br/jornadaclima/