18/02/2019 SUSTENTABILIDADE

Iguá cria instituto para saneamento

A Iguá Saneamento criou o Instituto Iguá de Sustentabilidade com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento no Brasil por meio da promoção da inovação e da educação para o desenvolvimento sustentável. A companhia pretende desenvolver um modelo de investimento social privado autossustentável e que crie condições para potencializar seus impactos, através da criação de um fundo setorial, inspirado nos conceitos de Venture Philanthropy. 
 
Também serão criados programas educacionais inovadores que possibilitem a valorização da água em todo o seu ciclo e criem incentivos para a mudança de comportamento do consumidor. O Instituto Iguá é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, que nasce de forma independente, atuando em sinergia com outras empresas, investidores e organizações da sociedade civil e governamentais
 
O Instituto Iguá possui um Conselho de Administração, composto por acionistas e diretores da Iguá Saneamento e especialistas do setor, tais como Gesner Oliveira, ex-presidente da Sabesp e do Cade, e Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável. Renata Ruggiero Moraes, executiva com 19 anos de experiência à frente de institutos e áreas corporativas de sustentabilidade, estará na presidência. “Nossa visão é voltada para a causa e a abordagem é multisetorial. A complexidade e a dimensão dos desafios socioambientais são tão grandes que nenhum ator conseguirá gerar impacto significativo atuando isoladamente”, explica Renata Moraes.
 
A primeira ação do Instituto Iguá de Sustentabilidade é o programa “Aliança Água + Acesso”, iniciativa que integra 14 organizações no País com o objetivo de contribuir para ampliar o acesso à água tratada e ao saneamento em comunidades rurais de forma sustentável. O Instituto participará com apoio financeiro e técnico, além do envolvimento de equipes do Instituto Iguá e da Iguá Saneamento. Além disso, haverá a participação do instituto na Governança do programa, contribuindo com a mobilização para a causa e a atração de novos parceiros.

Veja também

20/05/2019
AEGEA | Receita líquida cresce 51%
20/05/2019
SANEAMENTO | Abcon se posiciona a favor de MP
20/05/2019
SUSTENTABILIDADE | Startup desenvolve canudo de vidro
13/05/2019
SANEAMENTO | Comissão Mista aprova MP 868
02/05/2019
AEGEA DAY | Encontro com analistas financeiros
02/05/2019
GRANDE RECIFE | BRK e BID investem em 15 municípios
02/05/2019
SANEAMENTO | Setor privado responde por 6% do setor