03/06/2015 SOLVAY

Inaugurado laboratório de biotecnologia

O Grupo Solvay inaugurou, dia 02 de junho, o Laboratório de Biotecnologia Industrial (IBL, em inglês) dentro do Centro de Pesquisas e Inovação de Paulínia. Com área de 600 m2, o IBL tem como objetivo ampliar o desenvolvimento de produtos ligados à química sustentável.

O Diretor de Pesquisa e Inovação da Solvay para a América Latina, Thomas Canova, comentou que foram investidos US$ 4 milhões – entre equipamentos, pessoas e manutenção - no IBL e que a produção do laboratório irá depender da demanda dos clientes. “O IBL está sendo lançado com base no alinhamento de nossa estratégia de inovação com as oportunidades oferecidas pelo Brasil nessa área, em um cenário altamente cooperativo”, disse Canova.

O IBL tem como foco pesquisas de novos processos e moléculas derivados da biomassa e a sua transformação em soluções inovadoras para atender a mercados de atuação da Solvay. O IBL é capaz de cobrir toda a cadeia de valor de biomassa, desde a sua caracterização até a etapa de obtenção de novas moléculas e soluções. “O Brasil é uma região privilegiada no mundo para o desenvolvimento de uma economia a partir de recursos renováveis. O país reúne todas as condições exigidas, como cadeias agrícolas competitivas e sólido conhecimento científico na área de biotecnologia, o que apoia nossas ambições em ampliar o portfólio de inovações com base em recursos renováveis”, disse Louis Neltner, Vice-Presidente de Pesquisa e Inovação do Grupo Solvay.

O IBL trabalhará em parceria com unidades globais de negócios do Grupo Solvay, mais os 15 Centros de Pesquisa e Inovação, além de parcerias externas de P&I. O IBL já surge com projetos nas áreas de aromas e fragrâncias, materiais inorgânicos, surfactantes, solventes e derivados de celulose para atender as diversas demandas de atuação da empresa. 

Veja também

08/11/2019
SUSTENTABILIDADE | ArcelorMittal no Guia Exame
25/09/2019
TÍTULOS VERDES | Sabará capta R$ 20 milhões
23/08/2019
SUSTENTABILIDADE | SP recebe Conferência em outubro
27/07/2019
SUSTENTABILIDADE | Projeto Mapa Cidades Sustentáveis
19/07/2019
INDÚSTRIA CIMENTEIRA | O esforço para reduzir emissões
17/06/2019
SUSTENTABILIDADE | Rodovia a partir das cinzas de carvão
27/05/2019
PLÁSTICO | Fibra da casca do arroz é opção
20/05/2019
SUSTENTABILIDADE | Startup desenvolve canudo de vidro
14/04/2019
SUSTENTABILIDADE | Fertilizante biológico a partir de algas