SEMIÁRIDO

Inaugurado sistema de dessalinização no Ceará

05/04/2016

A parceria entre o MMA e a Secretaria dos Recursos Hídricos do Cearáimplantou o Programa Água Doce (PAD), cinco sistemas de abastecimento d'água com dessalinizadores, para quase 400 famílias das pequenas comunidades rurais dos povoados de Péde Serra de Santana, Serrote do Meio, Jardim, Mulungu, Pedra D'água, Vila dos Rodrigues, Vila Lino e Alto do Tamarindo no sertão cearense. O investimento em Itapajétotalizou R$ 680,8 mil.

O coordenador nacional do Programa Água Doce no MMA, Renato Saraiva, disse que “esse sistema éo mais avançado do mundo em termos de purificação da água porque promove sua filtragem molecular, retirando vírus e bactérias, além do sal. Esta éuma água de altíssima qualidade e que vai melhorar muito a saúde dos moradores dessas comunidades”.

A ideia éque o projeto atenda a cerca de 80 mil cearenses, moradores das comunidades rurais de 44 municípios do estado com a implantação de 277 sistemas de abastecimento, a um custo total de R$ 44 milhões. Para o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, “esse programa sófunciona se tivermos uma boa parceria com a comunidade organizada, para preservar os equipamentos, e as três esferas de governo, o federal, o estadual e o municipal”.