BIOMAS

INCTOndaCBC monitora água e carbono na Caatinga

23/01/2017

Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma da Caatinga (OndaCBC).vão realizar monitoramento da dinâmica da água e do carbono do bioma, além de verificar como eles e nutrientes impactam o clima no planeta. O INCT recebeu recursos da ordem de R$ 1,8 milhão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O centro é a mais nova rede multidisciplinar de pesquisa do Nordeste e irá contribuir para auxiliar na preservação do clima do planeta, desenvolvendo pesquisas experimentais em dinâmica de água e carbono no semiárido brasileiro.

A rede é composta por pesquisadores nacionais e internacionais que atuam em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O objetivo é reunir estudos já existentes sobre o assunto e organizar novos grupos de pesquisa nas instituições parceiras para conduzir estudos de longo prazo em escala regional, sistematizar o conhecimento, formar recursos humanos, além de subsidiar a formulação de políticas públicas para apoiar a adaptação dos sistemas de uso da terra à variabilidade climática da região. "Sabe-se que as mudanças climáticas irão afetar os fluxos de energia, vapor d´água e gás carbônico entre os ecossistemas e a atmosfera. Contudo, ainda existe uma falta de informações detalhadas caracterizando essas trocas entre a atmosfera e alguns ecossistemas de regiões tropicais, como a caatinga e as pastagens. Fica evidente que serão necessárias ações que viabilizem a adaptação a essas condições futuras", explica o coordenador do OndaCBC e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antonio Celso Antonino.

Os balanços de água e energia são fundamentais para compreensão dos processos ecológicos relacionados com o sequestro de carbono em ecossistemas terrestres. Muitos processos importantes que ocorrem nos ecossistemas, como a fotossíntese da flora e a produtividade da vegetação, estão associados às trocas de água e de energia. A adaptação dos sistemas de produção agropecuária para enfrentar a variabilidade climática futura requer, antes de tudo, um conhecimento detalhado sobre o estado atual e o funcionamento desses sistemas no presente.

 Os pesquisadores também pretendem verificar os modelos das mudanças no uso da terra, analisar as estimativas sobre a conversão da Caatinga em pastagens e áreas agrícolas, o efeito nos fluxos de gás carbônico e o nível de evapotranspiração (perda de água do solo para atmosfera a partir da evaporação), que são processos importantes para o entendimento de como ocorre a emissão e o sequestro de carbono e o respectivo impacto na modelagem dos efeitos das mudanças climáticas na região.