CAPACITAÇÃO

ISAM promove curso nacional de saneamento básico

21/03/2017

O Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) da Universidade de Caxias do Sul desenvolveu e vai ministrar um curso nacional em Planos de Saneamento Básico oferecido gratuitamente pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC). O curso tem carga horária de 40 horas e as inscrições estão abertas até o dia 28 de março. As aulas ocorrem entre 3 de abril e 5 de junho.

Ao todo o curso oferecer mil vagas na modalidade Ensino a Distância (EaD), tendo como público-alvo gestores e técnicos de municípios, governos estaduais, prestadoras de serviços em saneamento, consórcios, associações de municípios, agências reguladoras e outras entidades relacionadas ao saneamento, bem como a sociedade civil interessada no tema. O corpo docente é formado por oito professores da UCS.

O curso foi elaborado pelo ISAM e pelo ministério por meio da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (ReCESA). O objetivo principal do curso é promover o conhecimento sobre o processo de elaboração de Planos de Saneamento Básico em conformidade com a legislação vigente e com base em processos participativos. Dividido em sete módulos, a formação ocorre utilizando-se a plataforma moodle do Portal Capacidades do governo federal, pelo qual também devem ser feitas as inscrições. Para receber o certificado, é necessário obter pelo menos 70% de aproveitamento nas atividades. Todos os cursos do portal são gratuitos. O Link para acesso: é http://www.capacidades.gov.br/evento/628/curso-a-distancia-de-autoinstrucao---planos--de-saneamento-basico---turma-12017.