LIXO

Itaipu e Pescadores limpam balneário

19/09/2016

Uma parceria entre profissionais da Itaipu e a Colônia de Pescadores de Santa Helena realizou um mutirão de limpeza no Balneário Terra das Águas, em Santa Helena. Cerca de 100 pescadores, em mais de 20 barcos coletaram nos braços do reservatório de Itaipu frascos, plásticos, latas, vidros, entre outros resíduos.

O material recolhido será separado e enviado aos centros de reciclagem de Santa Helena e de Santa Terezinha de Itaipu. A atividade faz parte do circuito de limpeza do lago, que a Divisão de Reservatório da Itaipu realiza todo semestre, desde 2014, com cada uma das 10 colônias de pescadores associadas.

Este é o quinto ciclo, que começou em agosto, e Santa Helena é a oitava cidade a participar. Os mutirões em Entre Rios do Oeste e São Miguel do Iguaçu, nas próximas semanas, vão completar o ciclo. No total, devem ser coletadas mais de 130 toneladas de lixo.

Em Santa Helena, outras entidades integraram a atividade. Entre elas: a Força Verde, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Helena, o Clube do Cavalo, Clube dos Trilheiros e as associações de Pesca Esportiva, além de acadêmicos do UTFPR. Uma escola municipal também levou os alunos para participar das atividades de educação ambiental.