PLÁSTICOS

Lançado Manual Perda Zero de Pellets

05/09/2018
O Instituto Oceanográfico da USP e a Plastivida acabam de lançar o Manual Perda Zero de Pellets. O documento visa auxiliar a cadeia produtiva do plástico, empresas transportadoras, operadores logísticos e empresas de atendimento a eventuais emergências durante o transporte, a reduzirem significativamente a perda de pellets plásticos, impedindo que eles cheguem a rios e mares. A proposta tem a participação da Associação da Indústria do Plástico (Abiplast), signatária do Fórum Setorial dos Plásticos Por um Mar Limpo. 
 
O documento também traz informações para o atendimento a emergências durante o manuseio, armazenagem e transporte do material e está disponível no site http://www.porummarlimpo.org.br. O Manual foi elaborado e idealizado com base no Programa Internacional Operation Clean Sweep® (OCS) e contou com a participação do Fórum Setorial dos Plásticos Por um Mar Limpo, que conta com cerca de 15 instituições, empresas e sindicatos como signatárias. 
 
O manual traz ainda uma análise detalhada, mapeamento e entendimento dos diferentes processos de eventuais perdas dos Pellets no meio ambiente e orientações para mitigar o problema. O manual verifica ser importante considerar os prejuízos financeiros que essa perda acarreta às empresas.