PCJ

Livro conta histórias das bacias

23/08/2019
No próximo dia 24 de agosto será lançado o livro “Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Memórias e Experiências de Gestão – Uma experiência a ser compartilhada em todo o Brasil”. De autoria do geólogo João Jerônimo Monticelli, o livro aborda acontecimentos de bastidores que deram origem aos marcos legais da política e gestão de recursos hídricos implantados nas bacias do PCJ entre o final da década de 1980 e início dos anos 1990. 
 
A obra tem oito capítulos e dois apêndices que descrevem experiências de gestão do Consórcio Intermunicipal das Bacias do PCJ, entidade criada em 1989. O livro tem prefácio dos quatro primeiros presidentes: José Machado, Frederico Polo Muller, João Moysés Abujadi e Humberto Antoniazzi (in memoriam); e do primeiro presidente do Comitê PCJ, Antonio Carlos de Mendes Thame. 
 
O autor defende o protagonismo do poder público local e dos usuários e a verdadeira descentralização da gestão, com base no sistema comitê-agência de bacia. Monticelli diz que há necessidade de uma reflexão sobre a atualidade para que a gestão de bacias não gire em falso e faça apenas a gestão de si mesma, em vez de gerir as águas. 
 
O lançamento do livro ocorre no Restaurante Capitão Gancho, rua do Porto, das 10h às 12h, em Piracicaba (SP). A presença pode ser confirmada pelo telefone (19) 3434-8811 ou e-mail ihgp@ihgp.org.br