LIVROS

Mariana: Crime ou Desastre Ambiental

30/10/2017
O livro digital ‘Vozes e silenciamentos em Mariana: crime ou desastre ambiental’ foi lançado no dia 18 de outubro, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), na Unicamp, em Campinas. A ideia do livro surgiu após a tragédia da barragem de Fundão em Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, matar 19 pessoas, devastar a vida de outras tantas famílias e causar o maior desastre ambiental brasileiro.
 
Coordenado pela jornalista e professora Graça Caldas, a obra traz diferentes perspectivas sobre a tragédia que impactou a bacia do rio Doce e chegou ao oceano Atlântico. O livro tem edição final de Graça Caldas e Adriana Menezes, produção gráfica de Fabiana Grassano e edição de fotografia de Camila Brunelli. 
 
Com a ajuda de 35 alunos de seu curso de mestrado em Divulgação Científica e Cultural, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, Graça e equipe realizaram entrevistas, reportagens, análises, narrativas literárias e fotografias que resgatam o desastre em sete capítulos. “Foi um desafio, mas o resultado conseguiu ir além daquilo que vinha sendo publicado sobre o tema por reunir vários olhares num só lugar. Isso permitiu aos alunos exercitar um trabalho de pesquisa e cobertura”, conta Graça. Ela destaca que o livro é uma obra aberta, já que muitos desdobramentos da catástrofe ainda não foram resolvidos ou sequer mensurados.