ECONOMIA CIRCULAR

Microfibra de PP de copos descartáveis

24/10/2019
A Braskem desenvolveu uma microfibra de polipropileno (PP) a partir de copos descartáveis para aplicação no setor têxtil. A petroquímica confirmou a viabilidade técnico-econômica do processo de produção renovável por meio de parcerias, como Profil, empresa responsável pela produção dos fios e cliente da Braskem, e EcoSimple. 
 
Além dessas parcerias, a Braskem assinou com a grife PatBO para utilizar fios e tecidos à base de microfibra de polipropileno com material reciclado na criação de peças de moda beachwear que estarão expostas na edição nº 48 da São Paulo Fashion Week. “As parcerias têm sido fundamentais para que possamos evoluir o desenvolvimento de soluções que possam fortalecer a Economia Circular na cadeia de valor em que atuamos. O polipropileno, que já é uma alternativa com custo mais acessível e viável para atender à demanda crescente da indústria têxtil, pode oferecer vantagens ainda maiores para o setor se for produzido a partir de material reciclado”, explica André Giglio, especialista de Desenvolvimento de Mercado Polipropileno da Braskem. 
 
Os estudos na área de Reciclagem da Braskem permitiram o desenvolvimento de uma solução que mantém as mesmas características de um tecido produzido a partir de polipropileno virgem, como leveza, resistência ao desdobramento e à formação de pillings (bolinhas), maior durabilidade, secagem rápida, dispersão da transpiração, facilidade de limpeza e tingimento ecológico (a tintura é feita no processo de fiação a seco, gerando economia de água). “A sustentabilidade é uma questão muito presente em nossos processos e temos avançado cada vez mais no desenvolvimento de soluções que possam minimizar impactos ambientais na cadeia de valor de forma geral. A ampliação do nosso portfólio de produtos sustentáveis é consequência dos nossos compromissos com a Economia Circular, que incluem investimentos em tecnologia e inovação e trabalho conjunto com nossos parceiros, clientes, fornecedores e a sociedade”, afirma Ana Laura Sivieri, Diretora de Marketing & Comunicação da Braskem. Os tecidos fabricados com as microfibras de polipropileno com material reciclado também são recicláveis e, se descartados adequadamente, poderão ser transformados em novas malhas ou outros produtos.