IDA

Miguel Sanz assume presidência até 2019

30/10/2017
A International Desalination Association (IDA) nomeou Miguel Angel Sanz, diretor de desenvolvimento estratégico de infraestrutura de tratamento da Suez, como seu novo presidente para o período 2017/2019. Sanz substituirá Emilio Gabbrielli, diretor de desenvolvimento de negócios da Toray no exterior, que trouxe o Congresso para a América Latina pela primeira vez. O Congresso Mundial da IDA acontece entre 15 e 20 de outubro no Sheraton World Trade Center de São Paulo. 
 
Jair Vieira Tannus Junior, secretário de recursos hídricos e qualidade ambiental no Ministério do Meio Ambiente (MMA) disse que o programa Agua Doce trará água dessalinizada para meio milhão de pessoas até 2019. O programa pode promover acesso à água potável para diversos municípios através da dessalinização com controles ambientais, sociais e técnicos apropriados. "A água é definida como uma propriedade pública no Brasil e deve ser gerenciada como parte do meio ambiente, descentralizada e participativa. A dessalinização se enquadra como parte de uma agenda global de desenvolvimento sustentável", disse Junior. 
 
Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água e secretário de recursos hídricos do estado de São Paulo, comentou que após a crise hídrica de 2014 o estado de São Paulo tem compartilhado conhecimento e tecnologia com outras partes do Brasil e publicou novos regulamentos avançados sobre reutilização de água. "A crise da água ajudou a população a entender que eles tiveram que usar a água com mais cuidado, impulsionaram os desenvolvimentos tecnológicos e fizeram as pessoas perceberem que a dessalinização e a reutilização serão uma parte importante da solução", disse Braga. 
 
O plenário de abertura do Congresso Mundial da IDA 2017 também falou sobre a política de dessalinização e reutilização de água em outras partes do mundo, de Abdullah bin Ibrahim Al Abdulkaim, vice-governador, planejamento e desenvolvimento, na SWCC na Arábia Saudita; Niu Bo, diretor, departamento de conservação de recursos e proteção ambiental, China; e Yousef Ebrahim Al Akraf, vice-presidente executivo da DEWA, Dubai.