SANEAMENTO BÁSICO

Município maranhense tem pior avaliação

24/10/2016

Segundo cálculo do Observatório das Metrópoles, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o município maranhense de Presidente Sarney é a cidade brasileira com pior Índice de Bem Estar Urbano (Ibeu). O índice usa dados do censo de 2010 para classificar todos os municípios brasileiros de acordo com a infraestrutura de cada um.

Presidente Sarney não possui rede de esgoto e tem um sistema de água irregular. Os 20 mil habitantes utilizam fossas sanitárias e poços artesianos. Entre janeiro e julho, na época chuvosa na região, as fossas enchem e quem pode contrata serviço do município vizinho de Pinheiro serviço de limpa-fossa, por cem reais. O esgoto coletado é despejado no riacho do Pimenta e próximo ao local de despejo há um descampado que é utilizado como aterro sanitário. O orçamento previsto é de R$ 63 milhões para este ano.

O Ibeu utiliza na avaliação os critérios de mobilidade, condições ambientais, condições habitacionais, atendimento de serviços coletivos e infraestrutura. As capitais mais bem avaliadas foram Vitória (0,9); Goiânia e Curitiba (0,874); Rio de janeiro e São Paulo ficaram com 0,819 e 0,812, respectivamente. Entre as melhores avaliadas estão três paulistas: Buritizal (0,951); Santa Salete (0,941) e Taquaral (0,937). As cidades com pior avaliação no Ibeu foram as paraenses Pacajá (0,484) e Vitória do Xingu (0,474) e Presidente Sarney (0,444).