SANEAMENTO

Neve lança campanha de conscientização

01/12/2016

Os baixos, graves e alarmantes índices de saneamento básico no Brasil motivaram a Neve – marca de papel higiênico da Kimberly-Clark -- a lançar a campanha “Metade de Nós”, com o objetivo de conscientizar seus consumidores e a população em geral sobre o problema que atinge quase metade do País. Os últimos dados oficiais do SNIS e do PNAD, publicados em 2014, reforçam esse cenário ruim: metade do esgoto gerado no Brasil é despejado irregularmente; quase 30 milhões de pessoas não têm acesso a água tratada no País; e mais de 4 milhões de brasileiros não possuem banheiro em suas casas.

Segundo explica Fernanda Hermanny, diretora de Family Care da Kimberly-Clark, a campanha está estruturada em duas missões: “conscientizar os consumidores da gravidade desse problema e fornecer meios para que todos possam ajudar de alguma forma. Dando notoriedade à causa, queremos mostrar que a falta de saneamento básico afeta todo o País e não somente metade dele”.

Essa campanha faz parte do programa global da Kimberly-Clark “Banheiros Mudam Vidas”, que teve início no Brasil em 2016 com a parceria firmada entre Neve e o UNICEF. Por meio do “Selo UNICEF Município Aprovado” a campanha tem como objetivo apoiar as cidades da região Amazônica na construção de diagnósticos sobre a situação, na adoção de políticas públicas para a garantia desse direito a todos, no monitoramento e na avaliação de resultados sobre as medidas adotadas. Essa iniciativa mobiliza e capacita gestores, técnicos, lideranças comunitárias, famílias e adolescentes, além de monitorar e avaliar os progressos obtidos com a implementação de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência nos municípios.

Neve acompanhará as ações realizadas pelo UNICEF nos municípios, onde vivem aproximadamente cinco milhões de crianças e adolescentes. “A aliança com Neve permite levar aos municípios da Amazônia um tema estratégico e prioritário para as crianças do Brasil. A falta de acesso à água e ao saneamento afeta sua saúde, condições de aprendizagem e dignidade. Portanto, limita as oportunidades de desenvolvimento integral das crianças e das próprias comunidades”, explica Unai Sacona, coordenador do UNICEF na Amazônia.

A campanha vai se desdobrar por meio de diversas plataformas, como por exemplo o site – banheirosmudamvidas.com.br, onde será possível encontrar informações e dados sobre o assunto. Para engajar e interagir com o público, a plataforma permitirá montar um GIF com a metade de rostos de moradores da cidade de Milagres, no Maranhão (município com o menor número de banheiros do Brasil) e publicar nas redes sociais. A agência Iris, responsável pela campanha, criou ainda um vídeo manifesto sobre a causa, que será publicado nas redes sociais de Neve e também vai ao ar nos canais fechados da Globosat.

As embalagens dos produtos Neve e alguns pontos de venda pelo País também serão identificados com a campanha e mais de 30 mil pacotes de quatro rolos contarão com uma carta especial, escrita sob a perspectiva de uma criança moradora também da cidade de Milagres/MA, dentro do tubete (rolo).