VEÍCULOS ELÉTRICOS

Nissan LEAF conclui projeto no Brasil

07/11/2016

Presente durante a Rio Oil & Gas, o Nissan LEAF, lançado em 2010, é um dos modelos 100% elétrico mais comercializados no mundo. No mundo já foram vendidas mais de 250 mil unidades.

No Brasil, a Nissan concluiu após quatro anos projeto-piloto desenvolvido nas ruas de Rio de Janeiro e São Paulo. As duas cidades receberam frota de 25 táxis elétricos para testar a viabilidade da tecnologia no país – 15 no Rio e 10 em São Paulo. O programa fez parte de uma parceria para promover a mobilidade com emissão zero de poluentes nas duas maiores cidades do país. Como conclusão, a Nissan levantou que os 25 táxis somados ajudaram a evitar um volume de emissão de gases equivalente a 340 toneladas de CO2, tendo rodado mais de 2,2 milhões de km sem emissões no período. No Rio, o Nissan LEAF foi utilizado em testes pela Polícia Militar no patrulhamento de pontos turísticos da cidade e pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro demonstrando toda a sua versatilidade em diferentes tipos de uso. Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, uma frota de LEAF foi usado para transportar os medalhistas do Time Brasil no percurso após as competições para a apresentação oficial na Casa Brasil.

O modelo foi lançado comercialmente nos Estados Unidos e no Japão em dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte. No final de 2015, o carro ganhou um novo módulo de baterias de íon-lítio de 30kWh, que pode ser “abastecido” nos mesmos carregadores caseiros em até quatro horas, ou em apenas 30 minutos com os 'Quick Chargers' (carregadores rápidos), como os utilizados para abastecer os táxis dos programas do Rio e de São Paulo.