VEÍCULOS

Papa Francisco usa carro 100% elétrico

03/03/2017
A consultoria alemã Wermuth Asset Management GmbH doou ao Papa Francisco um veículo 100% elétrico que o pontífice usará durante um ano. Além do veículo, o Papa recebeu quatro estudos sobre como transformar o Vaticano em um dos primeiros Estados do mundo a usar 100% de energias renováveis, em um ambiente com 100% da mobilidade livre de emissões, em um dos primeiros lugares a utilizar baterias de veículos elétricos para armazenamento de energia e em uma economia com investimentos alinhados aos objetivos da encíclica Laudato Si, a primeira na história da Igreja Católica a abordar questões ambientais. "O fato de o Papa começar a usar um carro 100% elétrico é uma ótima notícia, pois ele estabelece um exemplo a ser seguido por outros chefes de Estado e qualquer pessoa no mundo. O Papa está partindo do compartilhamento de uma visão de mundo, através da Laudato Si, para a implementação da encíclica", destacou Jochen Wermuth, Diretor de Investimentos da Wermuth Asset Management (WAM). 
 
O projeto-piloto e os estudos são endossados pela Right Now!, cujo objetivo é alinhar a missão social da igreja católica - como estabelecido em Laudato Si - com o conhecimento, a experiência e o vigor financeiro de empresários e investidores no domínio do investimento de impacto. "Com o projeto-piloto que inclui o veículo 100% elétrico usado pelo Papa, esperamos demonstrar que a mobilidade elétrica agora não é apenas boa para o meio ambiente, mas também é mais econômica em comparação com carros que usam motor a combustão", continua Wermuth. 
 
“Através do estudo apoiado pela The Mobility House sobre o uso de baterias de veículos elétricos para armazenamento de energia, vamos demonstrar como o Vaticano pode economizar com as baterias de carros elétricos fornecendo serviços de armazenamento de energia. Por último, mas não menos importante, com o estudo sobre como alinhar a capital do Vaticano com os objetivos da encíclica Laudato Si, vamos demonstrar que a descarbonização de um portfólio de investimentos não só reduz os riscos, mas também aumenta os retornos dentro da atual revolução verde que está acontecendo no setor industrial global. Isso permite levar adiante os objetivos do Laudato Si - redução da pobreza, redução do desemprego juvenil e redução das mudanças climáticas", completa.