Parceria para reaproveitar latas de tintas

20/09/2022
As latas de tintas recolhidas são encaminhadas à indústria siderúrgica e se transformam em aço novamente, pois o aço é um material 100% e infinitamente reciclável.

A Prolata assinou Termo de Compromisso com o município de Praia Grande, na Baixada Santista (SP), para ampliar o retorno das latas de tintas pós-consumo para a revalorização. Dez lojas no município já possuem Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), Pontos de Recebimento (PRs) e Pontos de Comunicação (PCs), onde os consumidores e pintores podem descartar corretamente as latas de tintas usadas e receber informações sobre logística reversa. 

Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagens de Aço e diretora executiva da Prolata, diz que a adesão de municípios da Baixada Santista e das redes varejistas tem acelerado o desenvolvimento da logística reversa da cadeia do aço na região. “O consumo de latas de tintas em regiões litorâneas é elevado. Conseguimos estabelecer um sistema de descarte simples e eficiente. As latas de tintas recolhidas são encaminhadas à indústria siderúrgica e se transformam em aço novamente, pois o aço é um material 100% e infinitamente reciclável”. 

O município de Praia Grande faz parte do plano de ação da Prolata na Baixada Santista, definido em 2018. “O que muda com a assinatura do novo termo é que agora há previsibilidade específica para o município, como a inclusão de ecopontos”, afirma Thais Fagury. O Termo de Cooperação Ambiental da Baixada Santista, definido em 2018, foi acordado entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), parte do Ministério Público de São Paulo; a Abeaço, criadora e coordenadora da Prolata, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) e a Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp).