Parceria para tratar óleo lubrificante contaminado

05/08/2023
A parceria visa implementar gestão sustentável do resíduo pós-consumo de forma ambientalmente correta

A Lwart Soluções Ambientais atuará em parceria com a John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, para a coleta e destinação correta do óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC). A parceria visa avançar na agenda sustentável da companhia com a implementação de uma gestão sustentável do resíduo pós-consumo de forma ambientalmente correta.

A John Deere possui em seu portfólio equipamentos como tratores, pulverizadores e colhedoras, cujo funcionamento exige a utilização de óleo lubrificante para redução de atrito entre as peças e resfriamento do motor. Para isto, a manutenção e troca do óleo são fundamentais para evitar desgastes prematuros, corrosão e, principalmente, assegurar o funcionamento apropriado do motor, sistema hidráulico e demais componentes-chaves da máquina. O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. Segundo a legislação brasileira, o OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino, sendo proibido, taxativamente, o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. 

A Lwart e a John Deere devem dar destino correto a todo o volume de OLUC das máquinas levadas para manutenção nas mais de 300 concessionárias brasileiras da John Deere. A Lwart possui 18 centros de coleta espalhados por todo o Brasil, que servirão como base para o armazenamento do resíduo proveniente das concessionárias. Posteriormente, o material será levado à matriz da Lwart localizada em Lençóis Paulista (SP), uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado. Com o processo concluído, o material retornará para o mercado em forma de óleo básico de alta performance, matéria prima, que posteriormente será aditivada voltando a ser óleo lubrificante. “O agronegócio é um dos principais impulsionadores da economia brasileira e isso se deve, em parte, à alta produtividade combinada com os incrementos tecnológicos usados no campo. A Lwart busca ampliar sua agenda estratégica focada na sustentabilidade, uma pauta essencial para o crescimento responsável e comprometido”, explica Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

Todo o processo de rerrefino do OLUC coletado é ecoeficiente no qual nada se perde. Toda matéria-prima é aproveitada de alguma forma, o que significa que além de extrair o óleo básico mineral, o processo trata a água presente no resíduo e, ainda, transforma suas frações em subprodutos que também retornam à cadeia produtiva.