ÁGUA

Participantes da Semana Mundial esperam acordo na COP-21

10/09/2015

A Semana Mundial da Água teve em 2015 como tema “Água para o Desenvolvimento” e recebeu 3.300 participantes, de 125 países, representando governos, universidades, sociedade civil, organizações internacionais, o setor privado, e muitos outros. O evento, que é realizado juntamente com o Stockholm Water Prize, completou 25 anos. O Diretor-executivo do SIWI (Stockholm International Water Institute), Torgny Holmgren, resumiu as apresentações durante a semana com a afirmação: "A água é o que une todos os aspectos das mudanças climáticas. A mudança climática é a mudança da água." Segundo o Diretor, o impacto das alterações climáticas é sentido através da água, com inundações, padrões de chuva erráticos, secas e outros eventos climáticos extremos. "É absolutamente vital que a água seja uma parte de ambas as iniciativas voluntárias de mitigação e adaptação às alterações climáticas, bem como da Convenção do Clima em si", disse Karin Lexén, Diretora da Semana Mundial da Água, Processos internacionais e prêmios.

A Ministra da Suécia para o Clima e Meio Ambiente e Vice-Primeira-Ministra, Åsa Romson, repercutiu a mensagem do SIWI, afirmando que "se as águas não forem devidamente geridas e a gestão dos recursos hídricos não estiver bem integrada nos esforços climáticos, os impactos do clima terão um efeito significativo sobre nossas sociedades – o  que é um desafio para todos os países”. A ministra disse que pretende encorajar novas discussões sobre a forma de reforçar a resiliência da água como parte da agenda de ações para se certificar de que os investimentos nas questões climáticas, incluindo aqueles realizados através do Fundo Verde para o Clima, possam apoiar a resiliência da água. Benedito Braga, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo no Brasil e presidente do Conselho Mundial da Água, disse que "a segurança da água é provavelmente o maior desafio humano deste século." Em um apelo apaixonado aos negociadores em Paris, no final deste ano, o Presidente das Ilhas Marshall, Christopher J Loeak, disse que não tinha certeza se deveria esperar um compromisso mais forte na redação do acordo sobre o clima, mas disse ter esperanças de que o mundo possa chegar a um compromisso histórico, não apenas para salvar o seu país, mas também o mundo. "Nós (as Ilhas Marshall) estamos literalmente contemplando um futuro no qual estamos sendo varrido do mapa do mundo", disse ele.

Durante a semana, vários prêmios foram concedidos para a excelência em questões relacionadas com a água. O Prêmio da Água de Estocolmo para a Indústria foi entregue à empresa de engenharia CH2M, por desenvolver métodos para limpar a água, e aumentar a aceitação pública de água reciclada. Perry Alagappan, dos EUA, recebeu o Prêmio Estocolmo de Água Júnior 2015 por inventar um filtro através do qual os metais pesados tóxicos de lixo eletrônico podem ser removidos da água. E, finalmente, o prêmio de maior prestígio, o Stockholm Water Prize foi atribuído a Rajendra Singh, da Índia, por seus esforços inovadores de restauração de água, melhoria da segurança da água na Índia rural, e por mostrar coragem e determinação extraordinária em sua busca para melhorar as condições de vida para os mais necessitados.

Tags