ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Passarelli conclui túnel sob Tietê

28/03/2019
A Passarelli concluiu a construção de um túnel de 116 metros de extensão sob o leito do rio Tietê, que interligará os sistemas de abastecimento de água entre as cidades paulistas de Barueri e Santana do Parnaíba. O túnel é parte da obra da adutora do Sistema Gênesis, da Sabesp. Além das duas cidades, o túnel beneficiará outras 350 mil pessoas residentes nos municípios de Aldeia da Serra, Pirapora do Bom Jesus e Itapevi. 
 
A companhia utilizou na obra a versão mais avançada da máquina shield – capaz de escavar uma rocha – e adquirida do grupo alemão Herrenknecht no último ano. O shield tem 1500 mm de diâmetro e levou apenas 30 dias para concluir a extensão total do túnel sob o leito do rio Tietê. “O shield adquirido em 2018 é o que há de mais moderno em tecnologia para escavação em rocha de forma constante e segura, pelo Método Não Destrutivo. O pioneirismo da Passarelli no uso desse equipamento no Brasil permite disponibilizar a melhor tecnologia conforme a necessidade do cliente“, disse Vlamir Petrelli, superintendente da construtora. 
 
O material escavado pelo shield foi removido através de sistema de bombeamento e armazenado nos tanques de decantação na superfície. Após a finalização do trecho, a tubulação da adutora de 900 mm de aço carbono será instalada no interior do túnel construído pelo shield. “O equipamento foi operado de uma cabine na superfície ao lado do poço de emboque. Caso houvesse necessidade de comunicação via Internet, técnicos da fábrica na Alemanha poderiam ter acesso à operação e até mesmo identificar em tempo real possíveis problema técnicos e repará-los diretamente da Alemanha”, afirmou Petrelli.