TECNOLOGIA

Plástico verde em estação espacial

08/11/2016

A Braskem firmou parceria com a Made In Space, empresa norte-americana de desenvolvimento de impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da Nasa. O plástico verde da Braskem está sendo utilizado, pela primeira vez, para a criação de peças no espaço. A tecnologia permite a manufatura de ferramentas e peças de reposição no espaço em resina de origem renovável, dando mais autonomia às missões espaciais.

A primeira peça com a matéria-prima criada fora da Terra foi um conector de tubos para irrigação de vegetais fabricado na Additive Manufacturing Facility (AMF), primeira impressora 3D comercial permanentemente alocada no espaço. O equipamento irá confeccionar diversos tipos de peças com o Plástico Verde I’m green está na Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS) e foi desenvolvido pela Made In Space com o apoio da CASIS (Center for the Advancement of Science in Space).

As duas empresas trabalham há mais de um ano no desenvolvimento de uma solução em Polietileno Verde para a impressão 3D em ambientes de gravidade zero. A parceria possibilita aos astronautas receber, no espaço, um e-mail com design digital de peças e imprimi-las, gerando uma redução drástica de tempo e de custos. “Com essa parceria, combinamos uma das grandes inovações em polímeros, o Polietileno Verde, com alta tecnologia espacial para a impressão 3D de objetos em gravidade zero. Ter um polímero renovável para impressão no espaço é um marco em nossa história”, diz Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da companhia.

O projeto deverá impulsionar o desenvolvimento de soluções que vão além da manufatura no espaço, criando oportunidades de inovação com o uso de poliolefinas. “A tecnologia tem o potencial de impactar a cadeia do plástico, por meio da viabilização de novas aplicações e da personalização em massa feita com uma matéria-prima de fonte renovável”, afirma Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da empresa.