MEIO AMBIENTE

Prêmio para projetos sobre água

28/03/2019
O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2019 tem como tema : ‘Água – economizar para não faltar’ e desafia crianças e adolescentes a desenvolver projetos que solucionem o problema hídrico na sua escola ou comunidade. O prêmio está integrado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém 17 objetivos instituídos pela ONU. 
 
“Estamos propondo o desenvolvimento de um trabalho investigativo e de experimentação em que o tema água possa ser refletido no cotidiano do ambiente escolar, de forma que o professor e os alunos percebam o projeto como um instrumento de ensino e não como um trabalho extra. Por exemplo, eles poderão construir uma cisterna para captação e reaproveitamento da água de chuva ou criar uma horta com irrigação sustentável e, assim, aprender ao mesmo tempo em que modifica e melhora a realidade local”, esclarece Andrée Ridder, educadora ambiental responsável pelo conteúdo do material pedagógico do Prêmio.
 
O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e de Meio Ambiente. O projeto promove a capacitação de professores, faz a distribuição de kits educativos e reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos pelas escolas. Filhos de empregados da ArcelorMittal também podem participar. Em 2018, mais de 94 mil pessoas de 32 municípios foram beneficiadas pela iniciativa. Maiores informações sobre o prêmio no hotsite www.arcelormittalciencias.net.