04/11/2019 ARCELORMITTAL

Prêmio por projeto de dessalinização

A ArcelorMittal Tubarão (ES) recebeu o prêmio "Projeto Inovador" pelo projeto de dessalinização da água do mar durante o Congresso IDA – International Desalination Association, maior evento mundial de dessalinização e tratamento avançado do mundo, realizado entre os dias 20 e 24 de outubro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As obras do projeto deverão ser iniciadas ainda este ano. 
 
A planta de tratamento de água do mar em grande escala começará a ser construída pela empresa Fluence Corporation e deverá ser concluída até 2021. De acordo com o gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, o projeto também dará oportunidade ao Espírito Santo de aprender mais sobre esse tipo de tecnologia. "Desenvolveremos parcerias com várias instituições do meio acadêmico, que poderão conhecer e estudar o funcionamento e operação deste tipo de sistema, fomentando o desenvolvimento de mão de obra capixaba especializada nesta área, que é totalmente inovadora", comenta.
 
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento ArcelorMittal, formado por pesquisadores do Brasil e da Espanha (Astúrias), analisou as melhores tecnologias e fornecedores do mundo, considerando riscos, custos e aspectos operacionais para definir o melhor projeto a ser implantado. O sistema irá captar água do mar, que será tratada pelo processo de osmose reversa, tecnologia já estabelecida e aplicada em países como Israel, Espanha, Austrália, Argentina e Estados Unidos. 
 
A ArcelorMittal Tubarão investiu R$ 50 milhões na planta a ser instalada próxima da Central Termelétrica da empresa e ocupará cerca de 6.000 m². A unidade terá capacidade inicial de 500 m³/hora (12.000 m³/dia) e poderá ser ampliada no futuro.

Veja também

08/11/2019
SUSTENTABILIDADE | ArcelorMittal no Guia Exame
24/10/2019
AESABESP | Concurso para futuro Museu Água
10/09/2019
SANEAMENTO | Prêmio a iniciativas inovadoras
27/05/2019
PRÊMIO | Diretora da Abes-DF ganha DIRSA
20/05/2019
DESSALINIZAÇÃO | Cagece vai instalar planta de grande porte
08/05/2019
POLUIÇÂO | App para monitorar qualidade do ar
14/04/2019
GLOBAL ENERGY YOUTH PROGRAM | Inscrições para edição 2019 estão abertas