CAMPINAS

Prefeitura e BYD anunciam dez ônibus elétricos

16/07/2015
A Prefeitura de Campinas e a BYD do Brasil anunciaram em 14 de julho a incorporação de dez ônibus elétricos de piso baixo, totalmente acessíveis, à frota do sistema de transporte coletivo público da cidade. A empresa Itajaí que receberá o primeiro veículo. O ônibus 100% elétrico K9, modelo urbano de 12 metros e piso baixo com 4 portas, desenhado especialmente para atender o mercado brasileiro, tem alto desempenho energético em comparação ao similar a diesel e acessibilidade universal para pessoas com mobilidade reduzida. 
 
Adalberto Maluf, Diretor de Relações Governamentais da BYD destacou que os ônibus elétricos não emitem poluentes locais e tem menor ruído na comparação com veículos convencionais. Ainda citou que cidades como Los Angeles, Londres e Nova York já avançaram nessa agenda, e será um grande presente para a população de Campinas também usufruir dessa inovadora tecnologia.
 
O secretário de transportes e Presidente da EMDEC, Carlos José Barreiro, destacou o novo programa da Prefeitura para reduzir poluentes nas regiões centrais da cidade e, neste caso, a importância dos ônibus elétricos no sistema de transporte do município. Já o Prefeito Jonas Donizete disse que os ônibus elétricos são confortáveis, sem ruídos e ótimos para o meio ambiente. Para o Prefeito, a cidade ganha muito com esses ônibus, desde a melhoria na qualidade de vida, a redução de poluentes e também com o incentivo ao transporte coletivo. O Prefeito também conheceu o modelo elétrico articulado K11, articulado elétrico com maior autonomia do mundo.