UFSCar

Processo seletivo em Ciências Ambientais

02/09/2019
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCam) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou processos seletivos para 12 vagas para mestrado e outras 12 para o doutorado, distribuídas nas três linhas de pesquisa do Programa: Sistemas Ecológicos e Geociências; Gestão de Paisagem; e Ambiente e Sociedade. 
 
O processo seletivo para mestrado é composto por prova escrita de conhecimentos específicos e análise de currículo, enquanto para doutorado são necessárias três etapas: prova escrita de conhecimentos específicos, análise e arguição do anteprojeto de pesquisa e análise curricular. A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição pode ser feita de 29 de agosto a 9 de setembro e as inscrições estão abertas de 24 de setembro a 9 de outubro, exclusivamente por meio de formulários online, a serem disponibilizados no site www.ppgcam.ufscar.br. As instruções completas devem ser conferidas nos editais de mestrado e doutorado, na página do PPGCam (www.ppgcam.ufscar.br). 
 
O PPGCAm promove uma formação abrangente para a compreensão das diferentes dimensões da sustentabilidade (ecológica, socioeconômica, cultural, institucional e territorial), desenvolvendo competências para a investigação de padrões ambientais emergentes e despertando habilidades para o direcionamento de ações ao desenvolvimento e à sustentabilidade dos sistemas naturais.