AEGEA

Projeto é premiado no "Be Inspired" 2017

30/10/2017
A Aegea ganhou o prêmio "Be Inspired" na categoria "Avanços BIM - Building Information Modeling (modelagem da informação da construção) - em redes de água, esgoto e drenagem", com o projeto Prolagos Sewage Master Plan 2041 (Plano Diretor de Esgoto da Prolagos, 2041), executado pela concessionária situada na região dos lagos, no estado do Rio de Janeiro. 
 
Com júris independentes formados por especialistas, os 51 finalistas entre as mais de 400 indicações foram avaliados. Os finalistas apresentaram seus projetos inovadores na conferência "The Year in Infrastructure 2017", que aconteceu entre 10 e 12 de outubro, em Cingapura.
 
Promovida pela Bentley, empresa fornecedora de soluções de softwares, o prêmio visa promover as melhores práticas de planejamento em engenharia e reconhecer os trabalhos inovadores que seus usuários de softwares de modelagens hidráulicas têm feito pela infraestrutura mundial. Há dois anos, a Aegea já havia vencido com o case de água da Prolagos. Utilizando sistemas de modelagem hidráulica, no período entre 2007 e 2014, a concessionária mais que dobrou a sua produção de água, passando de 740 para 1.500 litros por segundo. 
 
Já o Plano Diretor de Esgoto, vencedor do prêmio de 2017, traz o planejamento da companhia para a expansão da rede coletora até o ano de 2041. A modelagem usada para projetar a expansão da rede permitirá garantir a eficiência da operação do sistema de esgotos, a efetividade dos investimentos e, sobretudo, contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população local, pela diminuição do número de hospitalizações por doenças diarreicas e recuperação do sistema ecológico da Lagoa de Araruama, com impacto direto na economia da região. "Este é o grande Oscar da engenharia mundial e ter mais um projeto vencedor entre as maiores empresas do setor nos deixa muito orgulhosos", afirma Wagner Carvalho, gestor de projetos da Prolagos, que recebeu o prêmio em Cingapura.
 
A Aegea aplica também a tecnologia BIM nas concessionárias de Serra e Vila Velha, no Espírito Santo, de Piracicaba, em São Paulo, e de Teresina, no Piauí. A companhia tem apostado no desenvolvimento de planos diretores de água e esgotos utilizando a tecnologia BIM, com objetivo de garantir a eficiência das operações.