MEIO AMBIENTE

Projeto catarinense premiado na Alemanha

02/05/2019
A organização World Future Council (WFC) premiou na Alemanha o projeto Revolução dos Baldinhos, que promove a compostagem e o desenvolvimento da agricultura urbana em Florianópolis (SC). O trabalho foi reconhecido como prática agroecológica de excelência durante a Semana Internacional Verde, em Berlim, por atender critérios de sustentabilidade da FAO. 
 
O projeto se uniu a outros 14 vencedores, entre 77 programas de 44 países. A Revolução dos Baldinhos existe na comunidade Chico Mendes desde 2008 e tem como meta principal combater a contaminação pelo manejo incorreto do lixo, que provocou infestação de ratos e a morte de pessoas por doenças na capital catarinense. 
 
Além de despertar as pessoas para conscientização da reciclagem, a iniciativa criou sistema para recolher resíduos orgânicos nas casas, escolas, creches e entregar adubo resultante da compostagem, que os moradores utilizam em hortas e pequenas plantações orgânicas. O lixo residencial vai para a coleta pública. O material separado para descarte fica seco, sem mau odor e não suja as ruas, além de ser facilmente manuseado. Com a separação do lixo, já ocorre a triagem e o que pode ser encaminhado para reciclagem. 
 
O projeto teve o apoio do Centro de Estudos e promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO) e já havia sido reconhecido pelo ONU Habitat em 2018. Em 2011 a Revolução dos Baldinhos ganhou o prêmio nacional Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Em 2013, venceu a mesma premiação, mas na categoria Instituições de Ensino, Pesquisa e Universidades. Coordenadora doa iniciativa em Santa Catarina, Cintia Aldaci Cruz diz que o projeto está no caminho certo. “Somos uma tecnologia social certificada pela Fundação BB e esperamos que este prêmio internacional abra mais portas para o nosso trabalho”.