CIÊNCIA DE MATERIAIS

Projeto da Fapesp com M-ERA.NET

05/04/2016

A Fapesp anuncia resultado de chamada de propostas com a M-ERA.NET, rede ligada à União Europeia que financia projetos transnacionais de alto risco em pesquisa e desenvolvimento em Ciência de Materiais e Engenharia, lançada em 2015. Os objetivos da Chamada M-ERA.NET 2015 são aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioecológicos.

Foram submetidas 156 propostas do mundo todo, das quais 93 aprovadas em uma primeira etapa. Na segunda fase apenas 22 propostas foram selecionadas, sendo uma brasileira.

O projeto colaborativo selecionado terá pesquisadores de São Paulo, Portugal e Espanha e leva o título de“'Desenvolvimento de superfícies híbridas biofuncionalizadas resistentes a tribo-corrosão em ligas à base de Ti” (Processo FAPESP: 2015/50280-5). O projeto é coordenado pelos pesquisadores Carlos Roberto Grandini, da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru; Fatih Toptan, da Universidade do Minho (Portugal); e Helena Gordo, da Universidade Carlos III (Espanha). Participam ainda, os Profs. Luís Augusto Rocha (FC/Bauru), Paulo Noronha Lisboa Filho (FC/Bauru, JoséHumberto Dias da Silva (FC/Bauru), Willian Fernando Zambuzzi (IB/Botucatu) e Rodrigo Cardoso de Oliveira (USP/FOB), além de alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Maiores informações sobre a Chamada no www.fapesp.br/9319.