EMAE

Projeto de termelétrica é aprovado

06/08/2019

O conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) aprovou, por unanimidade, no dia 24 de julho, a viabilidade ambiental do empreendimento “Substituição Tecnológica das unidades 1 e 2 da usina termelétrica de Piratininga UTE – SP”, da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).

A aprovação do CONSEMA permite a emissão de licença prévia concedida pela Cetesb, o que habilita a EMAE a participar, no próximo mês de outubro, do leilão de energia promovido pelo Ministério de Minas e Energia. A aprovação por parte do CONSEMA representa um avanço importante no projeto, que teve início em 2015 com a chamada pública que selecionou empresas para a implantação de termelétricas a gás natural em parceria com a EMAE. 

A área de 170 000m²  da EMAE é considerada estratégica, por conta de sua localização. Além de estar no centro de carga do País, os terrenos estão próximos aos pontos de conexão com sistemas de transmissão elétrica em 88kV, 230kV e 345kV e ao gasoduto, facilitando a distribuição da energia na rede e o acesso do gás natural para geração. Além disso, a captação de água para refrigeração é facilitada devido à proximidade com fontes (Canal Pinheiros e represa Billings) para os sistemas de refrigeração.

Os investimentos no projeto giram em torno de US$2,5 bi. O empreendimento consiste na instalação de dois blocos independentes de geração de energia elétrica a gás natural. O bloco 1 será composto de três turbinas a gás com geradores e uma turbina a vapor com gerador, produzindo 1736,8MW. O bloco dois, terá produção mais modesta, de 818MW, gerados a partir de duas turbinas a gás e uma a vapor, ambas com geradores.