ÁGUA

Projeto incentiva agricultura familiar

28/03/2019
A Danone desenvolve o projeto Livelihoods-Caruanas com o objetivo de preservação da água e melhora da qualidade de vida das pessoas. O projeto se concentra na proteção e na preservação da água por meio da promoção de agricultura orgânica familiar e uso sustentável da terra. 
 
“Com o trabalho do Livelihoods-Caruanas, pretendemos criar o maior polo de produção orgânica do Rio de Janeiro. Queremos que a região se desenvolva de forma sustentável, unindo as questões ambientais às sociais. Com a atuação no local, será possível proteger a bacia hidrográfica e sua biodiversidade, bem como aumentar a renda dos produtores, de forma a que seja equivalente ou superior à recebida em áreas urbanas”, diz Ligia Camargo, Head de Sustentabilidade e Comunicação da Danone.
 
Os produtores recebem treinamento técnico, que engloba desde o manejo de água até produção agroecológica, além de receberem um kit composto por 52 itens para que possam trabalhar a terra de forma orgânica. O projeto Livelihoods-Caruanas existe devido ao apoio do Fundo Livelihoods, fundo de investimento de impacto suportado por empresas privadas, entre elas a Danone, em parceria com Bonafont e Sebrae/RJ. 
 
A divisão de Águas da Danone atingiu em 2018 a meta prevista para o próximo ano. A divisão utilizou em sua linha de produção e operações o total de 1.3 litros de água para cada litro de bebida produzida. Inspirada pelo feito, a Danone Águas se desafia em usar ainda menos água: 1.25 litros para cada litro de bebida produzida e em suas operações para o período de 2020.
 
A Danone incentiva também seus colaboradores a economizar recursos por meio de iniciativas internas. A preservação de recursos hídricos faz parte da visão da Danone de que a saúde das pessoas e a saúde do planeta estão interligadas. Todas as fábricas possuem um sistema de gerenciamento de recursos hídricos que consiste em análises técnicas rigorosas do meio físico e qualidade do recurso. A Danone também atua em outros programas que impactam positivamente o clima, a agricultura sustentável e o ciclo de vida de suas embalagens.