RIO PINHEIROS

Projeto prevê despoluição para 2022

10/06/2019
O Governador de São Paulo, João Doria, anunciou, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), que seu governo tem projeto de despoluição completa do rio Pinheiros até dezembro de 2022. “O programa já começou. Uma parte dos recursos é do orçamento do Estado, e outra parte virá de recursos privados, a partir da concessão de algumas áreas para a exploração do transporte turístico de passageiros aqui no Pinheiros”, explicou Doria. 
 
Na ocasião foram lançados dois Ecoboats – barcos coletores de resíduos flutuantes. As embarcações vão operar por 30 dias em fase experimental, sem custos para a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), ligada à secretaria, nas proximidades da Usina de Traição, perto da ponte Ary Torres, no rio Pinheiros A EMAE implantou ecobarreiras em parceria com a Sabesp e que têm a função de reter materiais flutuantes. De março até o momento foram recolhidas 133 toneladas de detritos.
 
A ação faz parte de uma série de atividades que a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da EMAE, Sabesp, Cetesb, DAEE e institutos, vai realizar até 7 de junho, na “Semana Nosso Ambiente”, visando sensibilizar a população quanto à importância da preservação ambiental. 
 
Caso a tecnologia do Ecoboat seja aprovada, a EMAE vai avaliar a aquisição dos barcos no âmbito do projeto Novo Rio Pinheiros. A empresa realizará também testes com outras embarcações de recolhimento de lixo superficial. A embarcação foi desenvolvida pela empresa nacional Ecoboat Soluções Ambientais.