EMISSÕES

Protocolos voluntários serão assinados na COP-21

24/09/2015

A Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) realizou o encontro “Celebração de protocolos setoriais voluntários” com a participação da secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patricia Iglecias.

Na ocasião, Patricia falou dos protocolos voluntários para redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE) que devem ser assinados em dezembro, na França, durante a Conferência Mundial do Clima (COP-21). Durante a conferência, as empresas instaladas no Brasil dispostas a participar do projeto voluntário apresentarão propostas e metas. Após a assinatura, as empresas terão até seis meses para enviar os dados relativos aos projetos desenvolvidos para diminuir as emissões de GEE. Na COP-21, haverá também a apresentação de cases dessas empresas e o Governo de São Paulo pretende assinar acordos científicos.

Poderão participar do protocolo voluntário indústrias, comércios, municípios, pessoas jurídicas, associações e entidades. Os aderentes serão responsáveis pelas informações transmitidas. Patricia comentou que não há uma meta específica a ser atingida, mas essas têm de ser consistentes, com relevância nos dados e com critérios de progressividade.

A secretária ressaltou que o protocolo voluntário é uma medida desvinculada da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Além da área de GEE, o Governo de São Paulo, segundo Patricia Iglecias, atua em outras cinco diretrizes : Conservação Ambiental e Restauração Ecológica; Redução da Pegada Ambiental; Vulnerabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas; Conservação da Fauna Silvestre e Licenciamento Ambiental.