PRAIAS

Recolhidos 1,640 l de resíduos em Copacabana

27/03/2017
O 1º mutirão de limpeza de praia do projeto ‘Conhecer para Preservar’ aconteceu dia 25 de março, entre os Postos 5 e 6 da praia de Copacabana. Ao todo, 500 voluntários atuaram na terra e no mar e removeram das areias da praia – 6.000 m²-, 1,640 litros de resíduos. Após as atividades de catação e educação ambiental todos se reuniram no Posto 6 para, em um grande abraço e com muitos aplausos, em coro, selarem o compromisso de que é preciso Conhecer para Preservar.
“O Brasil é o 16º país que mais despeja plástico nos oceanos. 80% desse problema é gerado em terra, então é fundamental que as pessoas sejam conscientizadas da importância de descartar corretamente o lixo. Até porque o problema é cíclico. Quando os peixes comem o plástico dos oceanos, isso acaba indo para o organismo das pessoas, quando elas comem os peixes”, alerta Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil.
 
O evento distribuiu gratuitamente 500 camisetas, 500 copos do Meu Copo Eco e 300 porta-guimbas do Movimento Rio eu Amo eu Cuido. O evento contou também com a participação do projeto Remolda, da campanha Plástico Vale Ouro, do WWF-Brasil, que levaram uma máquina que transforma copos plásticos em pequenos ímãs do Cristo Redentor. Foram vendidas mais de 200 unidades e toda verba é revertida para a Cooperativa Anfitriões do Cosme Velho. Os resíduos gerados foram recolhidos pela Comlurb e os recicláveis pela empresa parceira do Movimento Lixo Zero, Sanatto.