15/05/2017 MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Relatório mostra pressão da indústria

A Corporate Accountability International (CAI) acaba de lançar o relatório “Inside Job: Big Polluters’ lobbyists on the inside at the UNFCCC,” que expõe a pressão das associações da indústria de combustíveis fósseis nos corredores da Convenção Clima da ONU para debilitar, enfraquecer e bloquear o progresso das negociações. O relatório foi lançado uma semana antes do encontro entre representantes mundiais marcado para Bonn, Alemanha, onde terão continuidade as negociações da Convenção do Clima. Os governos vão, pela primeira vez na história, discutir oficialmente os conflitos de interesse presentes nas negociações. A reunião de Bonn será também o primeiro teste climático internacional da administração Donald Trump, na qual o Departamento de Estado está sob a liderança do ex-CEO da ExxonMobil, Rex Tillerson. A presença de “T-Rex” em um cargo tão importante amplia o espectro dos conflitos de interesse tanto dentro no governo dos EUA quanto nas negociações internacionais.
 
“Por enquanto, centenas de associações empresariais têm acesso às negociações climáticas, e muitas delas são financiadas pelos maiores poluidores globais e por aqueles que negam a existência “das mudanças climáticas,” disse o diretor de política internacional da CAI, Tamar Lawrence-Samuel. "Com tantos incendiários na brigada de incêndio, não é de admirar que não tenhamos conseguido apagar o incêndio". O documento foca seis das mais de 250 associações da sigla inglesa (BINGOs), que junta negócios, indústrias, institutos empresariais e organizações empresariais não governamentais (Business/Industry NGOs non-governmental organizations - BINGOs), atualmente admitidas nas negociações internacionais do clima. 
 
O novo relatório expande o número de provas e evidências, revelando não somente as conexões das BINGOs com a indústria dos combustíveis fósseis, mas também as ações que estes grupos têm feito para enfraquecer, retardar ou bloquear as políticas públicas climáticas, expondo seu comportamento dúbio nas negociações. O relatório e o debate a acontecer na Alemanha estão baseados na campanha ‘Kick Big Polluters Out’, um movimento de grupos da sociedade civil e de centenas de milhares de pessoas de todo o mundo que já há alguns anos demanda a proteção das políticas climáticas da interferência da indústria de combustíveis fósseis. As discussões sobre conflitos de interesse serão feitas em Bonn durante um workshop sobre a melhoria da participação de organizações observadoras organizado pelo secretariado da UNFCCC.

Veja também

16/11/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Parceria Global irá ajudar 400 milhões até 2020
09/11/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Ferramenta ajuda a acompanhar avanços
07/06/2017
ACORDO DE PARIS | Apesar de Trump, americanos aderem às metas
07/06/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Australianos vêem modificações nos GEE’s
05/06/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | EUA saem do Acordo de Paris. China e UE assinam.
21/03/2017
ESTADOS UNIDOS | General alerta sobre mudanças climáticas
15/03/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Torre Atto vai coletar dados na Amazônia
23/02/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Filamentos mostram impactos na Floresta Amazônica