SUSTENTABILIDADE

Resíduo doméstico substitui plástico

25/11/2019
Franquia independente do McDonald's no mundo, a Arcos Dorados anunciou parceria inédita com a israelense UBQ, que desenvolveu um processo patenteado que converte o resíduo doméstico em um substituto plástico, por meio do qual há redução nas emissões de carbono. Para produzir o material termoplástico, a UBQ divide o lixo doméstico não classificado em seus componentes naturais básicos (lignina, celulose, açúcar, fibra) e cria um novo material compósito e ecológico, através de um processo que não utiliza água ou emite substâncias nocivas. O material foi desenvolvido nos últimos cinco anos por cientistas da UBQ.
 
O objetivo da parceria é utilizar o novo material em itens que chegarão aos restaurantes da marca já no 1º trimestre de 2020. "Somos líderes no nosso segmento e temos a responsabilidade de usar nossa escala para fazer o bem e contribuir de maneira positiva com o meio ambiente e a sociedade. Nos associarmos com a UBQ é mais um passo dado em nosso compromisso com o desenvolvimento de ações sustentáveis, já que nos permitirá substituir objetos de nossa operação por similares, que terão emissão final de carbono zero", afirma Gabriel Serber, Diretor de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados na América Latina e Caribe. 
 
A iniciativa se une a outras ações sustentáveis já implantadas pela Arcos Dorados e o sistema McDonald's, como o banimento de canudos de plásticos em campanha de conscientização em paralelo junto aos clientes; o comprometimento em continuar à procura de alternativas mais sustentáveis para reduzir o uso de plásticos em restaurantes e o cumprimento dos ODS da marca, alinhados à política da "Escala para o bem", para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 36% até 2030 e de 20% em toda a cadeia de suprimentos, dentro do mesmo período. No total, 11 milhões de toneladas de CO2 não chegarão à atmosfera, o que equivale ao plantio de 3 bilhões de árvores ou 25 milhões de automóveis fora de circulação.